Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Estudantes da escola Rodolfo Rocha visitam instituição Casa Guido, em Criciúma

Publicado em 13/05/2022 às 09:50 - Atualizado em 13/05/2022 às 09:50

A última quarta-feira, dia 11 de maio, foi diferente e marcante para os alunos da Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Rocha, em São Martinho. Isso porque, o aluno Davi Frasson Zanela, de apenas 8 anos, convidou seus colegas para uma visita à Casa Guido, em Criciúma, onde é acolhido quando vai até a cidade para realizar seu tratamento contra um câncer.

 

A Casa Guido é uma instituição sem fins lucrativos que acolhe pacientes infanto-juvenis e familiares durante o tratamento contra a doença. A organização se mantém através de doações e, por essa razão, sensibilizado e entendendo a importância da iniciativa, o pequeno Davi quis que seus colegas abraçassem a causa assim como ele.

 

“Fomos tocados quando o Davi nos apresentou um folder da Casa Guido. Inicialmente, tivemos a ideia de arrecadar produtos de limpeza e de higiene pessoal entre os alunos de nossa escola, mas logo ampliamos a ideia e engajamos todos os estudantes da rede pública para ajudar essa instituição que acolhe tão bem nosso aluno”, contou a professora Rosana Manoel Coelho. A mobilização foi um sucesso e dezenas de produtos foram angariados e levados até a Casa Guido.

 

O pequeno grande menino foi diagnosticado com um câncer em março deste ano, quando sua mãe, Silvana Frasson Zanela, observou que ele estava tendo dificuldades ao falar, além de apresentar dificuldades para caminhar, segurar objetos, entre outros. “Era feriado de carnaval quando os sintomas começaram a aparecer. Inicialmente eu achei que pudesse ser algo natural, uma ação de criança, mas logo vi que as coisas estavam saindo do controle e que não era da personalidade dele chamar atenção daquela forma. Procurei um médico e após exames veio o diagnóstico”, observou a mãe.

 

Agora, com o tratamento sendo realizado no Hospital São José, em Criciúma, Davi tem se mostrado forte, confiante e, acima de tudo, corajoso e esperançoso. Prova disso é que durante a visita especial dos colegas à Casa Guido, o pequeno fez questão de apresentar toda a estrutura da instituição, mostrando aos amigos como é recebido pela instituição a cada sessão de quimioterapia.                            

 

"As famílias que fazem parte da Casa Guido contam com todo suporte psicológico, acompanhamento social e assessoria jurídica. Quando necessário ainda podem contar com cestas básicas, calçados, roupas, exames e remédios" comenta a Coordenadora de Ensino Karoline Helena.

 

 

“Entendemos que o câncer é um assunto delicado, mas a discussão sobre a doença é necessária. Assim, conseguimos, ainda cedo, desenvolver a solidariedade e empatia de nossas crianças. Conseguimos arrecadar muitos produtos que certamente irão auxiliar a Casa Guido. Isso só foi possível porque nossos alunos entenderam a importância do movimento. Assim foi com a Casa Guido, que acolhe nosso Davi, e assim será com outras instituições que eles terão conhecimento ao longo da vida, mesmo após o período escolar”, enfatizou a secretária de Educação e Esportes, Raquel Feller.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar