Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Novembro Azul: município disponibiliza PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado em 09/11/2022 às 17:04 - Atualizado em 09/11/2022 às 17:04

A Secretaria de Saúde e Saneamento de São Martinho deu início neste mês à campanha ‘Novembro Azul’, com objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

 

Por essa razão, além das repartições públicas receberem o laço azul em alusão à campanha, a secretaria oferece também exames Antígeno Prostático Específico, chamado popularmente de PSA. O PSA é indicado para homens com idade igual ou superior a 40 anos.

 

Ele é utilizado como um check-up para diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo dos sintomas. O procedimento é realizado através de coleta de amostra de sangue venoso, é indolor e o resultado pode ser consultado em até sete dias.

 

Para ter acesso ao exame, o interessado deve procurar o Agente Comunitário de Saúde de sua micro área ou, então, nas localidades que não possuem um agente, se dirigir até a Unidade Básica Central de Saúde entre 7 e 19 horas, de segunda a sexta-feira e solicitar o procedimento. É importante apresentar um documento oficial com foto e Cartão SUS.