Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Município inicia força-tarefa após enchente

Publicado em 02/12/2022 às 22:11 - Atualizado em 02/12/2022 às 22:20

Após a maior enchente de sua história, o município de São Martinho continua em uma força-tarefa para limpeza, recuperação e restabelecimento de moradias, comércio, indústrias, vias de acesso, prédios e espaços públicos.

 

No âmbito da Administração Pública, apenas as Secretarias de Infraestrutura e Agricultura e Meio Ambiente não sofreram algum dano. No Paço Municipal, por exemplo, todos os móveis, arquivos e computadores foram perdidos/afetados. 

 

O volume de água também gerou prejuízos no recém reformado Ginásio Municipal Francisco Eyng; no Centro Público de Convivência, CRAS, NASF, Conselho Tutelar, Centro de Atendimento ao Turista, CEI Walt Disney, Junta de Serviço Militar, Departamento de Bloco de Notas e Departamento de Tributação. 

 

Duas famílias ficaram desabrigadas e aproximadamente outras 30 desalojadas. Não houve registro de mortes decorrentes do fenômeno natural. As famílias desabrigadas foram amparadas momentaneamente na E.E.F. Rodolfo Rocha, recebendo no local o suporte da Administração Municipal. 

 

Na infraestrutura viária, a ponte localizada na Rodovia SC-436, no Km 22,3, foi interditada pela Defesa Civil após a cabeceira da passagem ceder, assim como dois pontos junto à SC-435, próximo da divisa com Armazém. Ambos os locais deverão passar por vistoria técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, responsável pelos mesmos, nos próximos dias para avaliação e Plano de Ação. No interior da cidade, diversas travessias também sofreram danos ou foram levadas pela correnteza. Um levantamento detalhado ainda está sendo realizado, pois muitas pontes e vias continuam submersas.

 

Já na mobilidade, deslizamentos de terra foram registrados e algumas vias estão em meia pista ou interditadas. Por essa razão, os condutores devem manter a atenção redobrada ao trafegar no município, observando sinalizações e as condições das vias. 

 

Agora, a Administração trabalha para o provimento de móveis e eletrônicos para reiniciar os atendimentos nos setores públicos, em especial na Prefeitura. 

 

Importante salientar também que a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, as aulas na rede pública Municipal e Estadual serão retomadas integralmente.