---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
São Martinho mobiliza-se para campanha Novembro Azul

Publicado em 04/11/2018 às 10:54 - Atualizado em 04/11/2018 às 10:54

A campanha visa promover a prevenção contra o câncer que acomete os homens. O mês de novembro será dedicado as reflexões, aos exames e, com destaque, para a palestra que acontecerá do dia 13 de novembro, às 9h sobre Tabagismo, no NASF, com a psicóloga e uma Roda de Conversa com depoimentos de pacientes que participaram do programa e venceram a luta. E, também, a Secretaria convida para o Campeonato de Baralho, em Rio Gabiroba, no salão comunitário, no dia 23 de novembro, às 13h, com a presença voluntária da comunidade. Para inscreverem-se os interessados deverão procurar a Agente Comunitária de Saúde, Lacir Eyng e a Técnica de Enfermagem, Neuci Kurtz. Vale lembrar que neste dia ainda haverá coleta de exames de PSA.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, estará focada durante todo o mês de novembro em promover ações preventivas com relação ao câncer em homens. Segundo a Secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Andréia Steiner Cardoso o empenho será de todos. “Nossa equipe está preparada para mobilizar os saomartinheses para que façam os exames e participem da programação sobre o assunto”, enfatiza ela. As ações acontecerão durante todo o mês e nas unidades do município.

Atualmente há 10 tipos de câncer que mais acometem os homens: 1º pele, 2º próstata, 3º pulmões, 4º colorretal, 5º estômago, 6º cavidade oral, 7º esôfago, 8º bexiga, 9º laringe e 10º leucemia. “A prevenção é fundamental em todas as idades, mas acima de 40 anos todos devem fazer os exames de rotina, reduzindo assim as chances de um diagnóstico tardio”, alerta Andréia.

 

Cronograma: busca ativa de pacientes do sexo masculino acima de 40 anos para atualização de coleta de PSA (para aqueles que a última coleta foi realizada há um ano):

13/11 – Haverá uma palestra sobre tabagismo, no NASF com a psicóloga e Roda de Conversa com depoimentos de pacientes que participaram do programa e venceram a luta, às 9h.

13/11 - Sede/Pernambuco

16/11 – Rio Sete/Barra do Rio Sete/Alto Rio setembro

19/11 – São Martinho Alto

21/11 – Vargem do Cedro

23/11 - Campeonato de Baralho, em Rio Gabiroba, no salão comunitário, às 13h, com a presença voluntária da comunidade. Para inscreverem-se os interessados deverão procurar a Agente Comunitária de Saúde, Lacir Eyng e a Técnica de Enfermagem, Neuci Kurtz.

26/11 – Rio São João

27/11 – Alto Rio João/Rio Areia

28/11 – Sede/Canudos

29/11 – Bom Jesus/São Luiz

É importante lembrar que todos os exames serão realizados no NASF/ESF às 8h da manhã. Além disso, haverá realização de teste rápido em livre demanda para HIV, Hepatite e Sífilis todos os dias na Unidade Sanitária Central no período vespertino.

A participação dos homens é fundamental, pois quanto mais cedo for diagnosticado um caso de câncer, maiores serão as chances de cura.